domingo, 19 de abril de 2009

Deusa Sarasvati


Sarasvati é considerada originalmente uma divindade da água. Posteriormente o seu poder aumentou. Ela se tornou a força por trás de todos os fenômenos, passou a ser conhecida como a Deusa dos cânticos e dos discursos, a criadora do sânscrito e a descobridora da bebida sagrada, soma.
Soma é uma bebida ritual da cultura védica e hindu. Não se sabe exatamente como esta bebida era preparada, talvez sobe a forma de infusão dos caules da 'soma'. Alguns antropologos acreditam que o cogumelo Amanita Muscaria seja o soma, ou parte dele, outros afirmam que poderia conter cogumelos psilocibinos, porem até hoje permanece um mistério.
Sarasvati é representada como uma graciosa mulher tocando sitar (um instrumento musical), de pele branca, usando uma Lua Crescente em sua fronte; ela cavalga um cisne ou um pavão, ou senta-se numa flor de lótus. É a Deusa de todas as artes criativas, em especial da poesia e da música, do aprendizado e da ciência. Protege aqueles que buscam conhecimento, os estudantes, os professores, escritores... e tudo relacionado à eloquência.
Besant Panchami, às vezes chamado Dawat Puja, é o Festival de Sarasvati na Índia. Esse festival tinha início com a limpeza de todos os potes de tinta e das penas. Em nossa era de computadores, devemos limpar completamente tais equipamentos. Na verdade, limpar toda a área da escrita, tirando o pó de todos os livros e organizando os papéis pessoais, faz parte dessa categoria. Os hindus consideram todas as vidas como uma participação da harmonia cósmica. Consideram todas as ações como uma forma de culto divino; diz-se que é um culto interno. No culto externo, seus rituais consistem em sons, ritmos, gestos, flores, luzes, incenso e oferendas, tudo isso servindo como auxílio para guiar a mente o mais longe possível do material e o mais perto do espiritual. Ao culto individual dá-se nome de "puja". O ritual é considerado necessário para estabelecer e manter contato com uma divindade específica.



Oração à Deusa Sarasvati:


Yaa Kundendu tushaara haaradhavalaa,
Yaa shubhravastraavritha
Yaa veenavara dandamanditakara,
Yaa shwetha padmaasana
Yaa brahmaachyutha shankara prabhritibhir
Devaisadaa Pujita
Saa Maam Paatu Saraswatee
Bhagavatee Nishesha jaadyaapahaa


Tradução:
Por favor, proteja-me, Sarasvati, eliminando minha ignorância e confusão. Com uma mão, você faz um gesto de bênção, com a outra segura um instrumento musical. Vestida de branco e sentada em um lótus igualmente branco, você é adorada por todos, bela como a pérola, a neve, a lua e o fragrante jasmim.

clique na imagem para ampliá-la

Nenhum comentário:

Postar um comentário